sábado, 18 de setembro de 2010

 
Memórias Póstumas de Brás Cubas:


 Memórias Póstumas de Brás Cubas, conta a história de Brás Cubas a partir de sua morte, é narrado de maneira irreverente e irônica por um "defunto autor". Assim, o primeiro capítulo começa justamente com a morte de Brás e seu enterro. A causa de sua morte teria sido, oficialmente, uma pneumonia, da qual ele não cuidou de forma correta. Brás Cubas vai contando a sua vida e contando os vários episódios que viveu. Conta sobre a prostituta de luxo espanhola Marcela, que o amou "durante quinze meses e onze contos de réis". Para livrar-se dela, os pais de Brás Cubas decidem manda-lo para a Europa, lá ele se forma na faculdade de Coimbra. Volta em tempo de ver a mãe antes dela morrer. quando volta da Europa seu pai pede para ele se casar e virar deputado, mas nada consegue pois Lobo Neves rouba as duas coisas dele, Virgilia e a Candidatura de Deputado. O tempo passa e ele continua solteira e velho. Em 1869 morre sem ter alcançado os seus objetivos. 


Livro escrito por Machado de Assis, lançado em 1881. 

3 comentários:

  1. Gostei muito da forma como você relatou o livro, é uma obra bem complicada para ler, adorei como você conseguiu interpretar o livro..
    Por que eu não intendi muito bem quando comecei a ler.
    =)

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de seu resumo...
    ele morreu por que ele tentou criar a cura para pneumonia e foi sua própria cobaia e acabou morrendo...

    ResponderExcluir
  3. naum foi por causa disso dãããhh...
    ele acha qe foi por causa disso, mais num foi ele morreu porqee ele naum cuido da sua pneumonia qee naum cuidou direito..
    RUUN*
    :P
    By:Rossana

    ResponderExcluir